Por Ivo Costa
Os 3 fatores principais de uma pregação
A pregação se define a partir de 3 partes. O primeira parte é ler o texto, a segunda parte é explicar o texto, e a terceira parte é aplicar o texto que foi lido e foi explicado, portanto toda pregação precisa estar fundamentada nesses 3 fatores.
O pregador tem que ler o texto, explicar o texto que foi lido e fazer a exposição do texto que foi lido, se utilizar das regras de interpretações em relação aquele texto e posteriormente aplicar este texto, fazendo uma ponte de contato, entre o texto lido e explicado com aqueles que estarão ouvindo a mensagem deste pregador.
Qual é maior dificuldade de um pregador para executar sua pregação?
A maior dificuldade é manter a unidade corporal do sermão. Todo sermão deve ser construído e desenvolvido, tendo seu começo, meio e fim.
Todo pregador deve ter uma linha lógica, racional, da sua pregação, no entanto quando falta esta unidade no corpo da pregação, as pessoas acabam como não entendo o que o preletor quer transmitir. a elas, a ideia não fica clara. A informação não está com clareza, quando há ausência destes elementos, portanto toda pregação necessita ter um raciocínio lógico.
O que é uma mensagem relevante?
Qual é a relevância de um sermão? Todo sermão relevante, ele deve ser uma mensagem que não deve servir apenas para o momento da ministração, mas toda pregação relevante, ele serve e tem a utilidade após a sua exposição.
Existem muitas pregações e mensagens, que só tem a sua utilidade apenas para aquele momento da ministração, causando de princípio algumas reações do público, trazendo uma grande emoção somente para aquele momento, é o que chamamos de movimento, contudo este tipo de mensagem não é um sermão relevante.
O sermão com valor, é aquele que mesmo ao final de sua exposição, a mensagem ela continua de alguma forma, falando ao coração daquela pessoa que ouviu o sermão. Através do cotidiano dessa pessoa, aquilo que ela ouviu naquele sermão, será colocado em prática em sua vida, ou seja, quando isso acontece é neste momento que a pregação do evangelho passa ter um efeito, na vida do ouvinte da palavra de Deus.
É depois da exposição de um sermão, que a pessoa terá o desejo concedido pelo Espírito Santo, que a pessoa colocará em prática a mensagem ouvida e explicada. É exatamente este tipo de pregação que consideramos como pregação relevante, onde o sermão fala profundamente na alma de seu ouvinte e mesmo quando termina o sermão, ele continua a falar em nossos corações.
Esta é com certeza uma pregação que realmente, tem um significado, para o contexto, para a realidade e o cotidiano, dos ouvintes da palavra de Deus. O pregador precisa lembrar que a atuação do Espírito Santo é fundamental, para que o sermão seja realmente relevante.
O pregador precisa buscar a graça ( unção do Espírito Santo ) e o conhecimento ( buscar o estudo e a meditação da palavra de Deus ) para só depois conseguir realizar uma mensagem relevante, ou seja, é o ouvinte que precisa ser levado em consideração, e não o que o pregador quer falar, mas o que Deus enviar através de sua palavra é o que deve ser transmitido para o povo.
É importante que o público, se lembre mais da mensagem do pregador, do que até mesmo do pregador. Talvez as pessoas que ouvem a mensagem, elas se esqueçam do nome do pregador, se esqueça da aparência do pregador, mas ela nunca se esqueceram da mensagem desse pregador.
FONTE: Saúdo a Igreja
0 Comentários