Por pastor Ivo Lucio



O que é ansiedade? 


É um estado emocional de inquietude, medo e perturbação do sistema nervoso. 


Coisas que pode nos trazer ansiedade 


1 - Entrevista de emprego. 

2 - Dias que antecede o casamento.

 3 - Situação financeira e etc…


Sintomas da Ansiedade 


1- Fadiga.  

2 - Nervosismo. 

3 - Medo. 

4 - Confusão Mental. 

5 - Insônia. 

6 - Estresse.

7 - Irritabilidade.

8 - Inquietação.

9 - Sensação de perigo e etc…


O ponto fraco da ansiedade


É que o ansioso antecipa e calcula tudo o que pode dar errado e sofre por antecipação, mas a verdade é que 70% de nossas previsões nunca acontecem, e os 30% que realmente acontece, quando isto acontece nós não temos forças o suficiente para vencer os obstáculos, pois gastamos todas as energias pensando no que poderia acontecer.


Quando sofremos hoje com a ansiedade, isso nos enfraquece para enfrentar as dificuldades que só vai acontecer amanhã, ou seja, a ansiedade drena as nossas forças.


Pessoas que foram derrotadas pela ansiedade


  • Davi: O Rei Davi passou por alguns momentos de ansiedade, Davi foi o autor do famoso Salmos de número 70 


( Apressa-te, ó Deus, em me livrar; Senhor, apressa-te em ajudar-me.) 


Foram nestes momentos de ansiedade que Davi cometeu dois dos seus maiores erros. O primeiro de cobiçar Bete-Seba  e o segundo de arquitetar um plano para ficar ileso de culpa, não dando este plano certo, ele arquitetou outro plano que tiraria a vida de Urias, isso não somente daria legalidade para Davi casar-se com Bete-Seba, mas transformaria ele em um herói.

Sintomas de Davi: Confusão Mental


  • Esposa de Ló:  


E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças. Gênesis 19:17  


E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal. Gênesis 19:26


Sintomas da esposa de Ló: Medo


  • Tiago e João: 


E mandou mensageiros adiante de si; e, indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos, para lhe prepararem pousada, Mas não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém. E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez? Lucas 9:52-54


Sintomas de Tiago e João: Sensação de perigo



Pessoas que venceram a ansiedade


  • Adão: 


Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; Gênesis 2:21


Vejam bem; Adão ia conhecer o amor de sua vida, porém, ele antes de conhecê-la estava em profundo sono. Tá certo que Deus deu uma grande ajuda, mas a verdade é que ele não sofreu de ansiedade. E bem tranquilo e confiante ele diz um lindo e profundo poema para sua esposa: Tu és agora osso do meus ossos e carne da minha carne. kkkkk 


  • Jonas: 


Então temeram os marinheiros, e clamavam cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono. Jonas 1:5


Enquanto os marinheiros estavam todos ansiosos diante do mal que estavam sobre eles, Jonas não estava nem um pouco preocupado a ponto de dormir tranquilamente, mesmo quando ele foi pressionado pelos marinheiros para encontrar a causa e consequentemente encontrar a solução, ele diz:


Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade. Jonas 1:12


  • Pedro: 


E por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar;E matou à espada Tiago, irmão de João. E, vendo que isso agradara aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. E eram os dias dos ázimos. E, havendo-o prendido, o encerrou na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da páscoa. Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus. E quando Herodes estava para o fazer comparecer, nessa mesma noite estava Pedro dormindo entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta guardavam a prisão. E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: levanta-te depressa Atos 12:1-7


Observem Tiago foi decapitado e o próximo da fila seria Pedro, porém ele não se entregou a ansiedade e dormiu tranquilamente, foi preciso o anjo do Senhor tocar em Pedro para despertá-lo. 


Minha opinião sobre a ansiedade


A ansiedade em meu ponto de vista ela vem através de uma "fé vacilante", ou seja, muitas pessoas tem dificuldades para acreditar que Deus possa suprir todas as vossas necessidades, talvez seja porque algumas pessoas ainda não conhecem ou não conheceu a grandeza de Deus, e não descobriu que mesmo nas pequenas coisas Deus tem cuidado de cada um de nós, às vezes os cuidados excessivos com a vida nos leva à ansiedade.


O conselho da palavra de Deus é


 Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Mateus 6:25


Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

6 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;

7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5.5-7

Ansiedade versus projetos para o futuro, Não confundam! 



Não podemos confundir! Viver livre da ansiedade é uma coisa, agora viver uma vida sem projetos e ambições e outra totalmente diferente. 


Todos nós precisamos se preparar para o futuro e se programar para ele. Veja só o que a palavra de Deus nos ensina sobre o assunto:


Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador, Prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento. Provérbios 6:6-8


Observem que não é um caso de ansiedade se preparar para o futuro, mas é o que chamamos de prudência. Hoje muitas pessoas são frustrados e o motivo é porque não planejaram o seu futuro. Não estudaram, não fizeram cursos profissionalizantes, não prestaram concursos, ou seja, não se preparam, ou talvez não souberam agarrar as oportunidades que apareceram no caminho e por consequência isso lhe trouxeram frustrações.


Nós cremos que as providências vem de Deus, porém não podemos ficar de braços cruzados esperando que as oportunidades caem do céu, precisamos nos preparar para receber as bênçãos de Deus sobre a nossa vida. 


Conheço uma ilustração de dois fazendeiros tementes a Deus, que precisavam de mesmo milagre da parte de Deus. Sendo assim os dois entraram em campanha de oração, porém somente um deles preparou a terra e confiou em Deus e semeou suas sementes e Deus enviou a chuva e somente o que se preparou para a colheita recebeu o milagre de Deus. Agora observem o que a palavra de Deus diz sobre o assunto: 


Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. Eclesiastes 11:4


 Como vencer a ansiedade, com a ajuda de Deus?


Talvez você seja uma pessoa ansiosa, e por muitas vezes você tem perguntado se há cura para suas ansiedades. Muito bem, eu tenho uma boa notícia para você; há sim, cura para ansiedade. No livro de Filipenses 4. 6-9 diz:


Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.


Com base nestes versículos mostraremos exatamente o que você precisa fazer para vencê-la, vamos lá? 


1° Confie em Deus - Não estejais inquietos por coisa alguma;



Confiar em Deus é a primeira coisa que precisamos fazer, pois a ansiedade vem com aquela falsa sensação que nós estamos no controle, porém a palavra de Deus nos revela que nós não temos o controle. 


E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? Mateus 6:27


2° Ore - Antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.


Este é o segundo passo para que você consiga vencer a ansiedade. Uma vez que você deixa de confiar em seus próprios esforços e passa acreditar que Deus tem a paz que você precisa. Agora você só precisa orar ao Senhor, mesmo que Ele saiba de todas as sua ansiedades, mesmo assim abra sua boca e seu coração e ore ao Senhor, pois Ele está a sua disposição para te ouvir e responder às vossas orações.


3° Permitir que Deus guarde o seu coração e os seus sentimentos - E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.


Deus jamais vai trabalhar em sua vida se você não deixar, é preciso querer a libertação de Deus para que o Senhor venha trabalhar em sua vida, caso contrário ele ficará pelo lado de fora, a menos que você abra a porta para que Ele entre.


Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3:20


4° Resguardar sua mente em Cristo - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.


A ansiedade é uma das doenças psicossomáticas, sendo que cerca de 50% das doenças da humanidade são psicossomáticas, enquanto algumas pessoas buscam “ a paz química”, fazendo uso de calmantes e tendo um sono artificial, o Senhor está dando uma direção que te trará a verdadeira paz, pense nas coisas de Deus.


 ( Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33).


Conclusão


O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.


Agora que você já sabe o que diz a palavra de Deus sobre este assunto, você precisa colocar a palavra de Deus em prática, não sendo apenas ouvintes ( Leitores ) esquecidos, mas, praticante da palavra de Deus.


CLIQUE NA IMAGEM PARA OUVIR A PALESTRA EM VÍDEO