Uma igreja para um povo feliz...

domingo, 19 de junho de 2022

Maiores igrejas do Brasil 2023

No Brasil há diversas igrejas evangélicas,  algumas igrejas são conhecidas mundialmente,  outras são conhecidas a nível nacional e outras só atuam em uma determinada região.  Contudo, mediante a tantas igrejas e ministérios,  quais delas ocupam o top 10 do Brasil?





1° CGADOB - Convenção Geral das Assembleia de Deus Organizadas do Brasil

É a maior convenção nacional das Assembleia de Deus no Brasil. Esta igreja chegou ao Brasil por intermédio dos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren que aportaram em Belém, capital do Pará, em 19 de novembro de 1910. Vindo dos Estados Unidos os missionários suecos traziam a doutrina do batismo com Espírito Santo com a glossolalia ( o falar em línguas espirituais  estranhas )  com a evidência de manifestações que já haviam ocorridos em reuniões de oração dos Estados Unidos e também de forma isolada em outros países.

Foi um pastor afro-americano chamado William Joseph Seymour na Rua Azuza em Los Angeles em 1906. Atualmente é a maior igreja evangélica do Brasil. Já contava com mais de 6.000.000 de membros no Brasil em 2018. 




2° Congregação Cristã no Brasil 

Foi a primeira igreja de Matriz pentecostal fundada no Brasil em 1910 através do missionário americano Louis Francescon. As primeiras casas de oração da Congregação Cristã no Brasil foram fundadas no Paraná em Santo Antônia da Platina e em São Paulo no bairro do Brás.


Em 2017 a comunidade religiosa estava presente em 73 países. A Congregação Cristã no Brasil figura entre as maiores denominações evangélicas  do Brasil em 2019, as estatísticas da denominação sugere aproximadamente em mais de 20.000 templos espalhados pelas 5 regiões do Brasil, segundo o relatório de número 83 edição 2019/2020 a Congregação era a segunda denominação protestante no Brasil por números de membros com mais de 4.500.000 membros.



3° CNADB - Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil

Com sede em Brasília foi fundada no dia 15 de novembro de 1929 por Paulo Leivas Macalão. A Assembleia de Deus do Madureira tornou-se a sede do ministério de Macalão em 2 de maio de 1958 Paulo Leivas Macalão é eleito pastor geral da Assembleia de Deus de Madureira até a sua morte em 26 de agosto de 1982. Ela contava com 4.000.000 de membros em 2018.



4° Igreja Universal do Reino de Deus

Uma denominação cristã evangélica da linhagem neopentecostal com sede em São Paulo conhecida como “Templo de Salomão”. Fundada em 9 de julho de 1977 no Rio de Janeiro pelo apóstolo Edir Macedo e Romildo Ribeiro Soares que posteriormente se desligou da Universal e fundou a Igreja Internacional da Graça de Deus.


A Igreja Universal se tornou o maior grupo representativo neopentecostal brasileiro. Em 2010 a Igreja Universal do Reino de Deus contava com mais de 6.000 templos, 12.000 pastores e 1.900.000 membros



5° Igreja do Evangelho Quadrangular

É uma denominação cristã evangélica da linhagem pentecostal e sua sede está localizada em Los Angeles - Califórnia - Estados Unidos. Em outubro de 1922 a missionária Aimee McPherson explicou sua visão que representa os quatros aspectos do ministério de Jesus Cristo.  Salvador; Batismo com Espírito Santo; Curador e Rei. Em 2010 a igreja contava com 1.873.243 membros no Brasil



6° Convenção Batista Brasileira

É uma denominação cristã evangélica composta por aglomerados de Igrejas Batista no Brasil. A Igreja Batista é uma denominação Histórica, que nasceu quando um grupo de refugiados ingleses, em 1608, foi aos Países Baixos em busca da liberdade religiosa, sob a liderança de John Smyth, um clérigo anglicano, e Thomas Helwys, um advogado. A sede está localizada no Rio de Janeiro e contava com 1.790.227 membros em 2019.



7° Igreja Adventista do Sétimo Dia

É uma denominação protestante  sabatista, que se distingue das outras igrejas por ocasião de observar o sábado como o “Dia do Senhor”. Ela possui uma crença com base no judaísmo e crer na iminente volta de Jesus Cristo. A igreja surgiu após o grande desapontamento de 22 de outubro de 1844; desencadeada pelo movimento erenita nos Estados Unidos, durante a primeira metade do século XIX, sendo fundada em 1853, entre os seus pioneiros há uma missionária considerada pelos adventista como profetisa, Ellen White, cujos escritos são considerados pela denominação como inspirados por Deus. Em 2020 possuía 1.729.459 membros.



8° Igreja Internacional Graça de Deus

Também conhecida como igreja da graça,  é uma igreja evangélica da linhagem  neopentecostal, fundada em 9 de julho de 1980 pelo missionário Romildo Ribeiro Soares ( R. R. Soares como é mais conhecido)  na cidade do Rio de Janeiro. Em 202o possuía 1.500.000 membros e mais de 5.000 templos espalhados em todo o Brasil; sua sede está em construção e terá a capacidade máxima de 10.000 pessoas.



9°  IPDA - Igreja Pentecostalguma Deus é Amor

É uma denominação evangelica pentecostal brasileira,  com sede mundial na cidade de São Paulo. Foi fundada em 1962 pelo missionário David Martins Miranda. Atualmente com mais de 22.000 igrejas espalhadas pelo Brasil. Sua sede mundial,  denominada, também conhecida como: "Templo da Glória de Deus ", é também um dos maiores templos evangélicos do mundo. Em 2020 segundo os registros do IBGE , a igreja possui aproximadamente 800. 000 membros espalhados no Brasil.



10° Igreja Presbiteriana do Brasil

O surgimento do presbiterianismo no Brasil resultou do trabalho missionário do americano Ashbel Green Simonton (1833-1867). Em 2016 tinham aproximadamente 649.000 membros,  distribuídos em 5.658 igrejas em todo o Brasil.



ADSA Brasil

Além de todas estas igrejas já mencionadas, não podemos deixar de falar da ADSA Brasil.  Tudo teve origem a partir da iniciativa de dois irmãos: o pastor Raimundo Nonato Barreto, que na época pastoreava na Assembleia de Deus em São Caetano do Sul, e o irmão Oscar Leite.

A proposta? Ministrar os cultos de domingo na residência dos Irmãos Oscar Leite e Amélia, na Vila Campo Grande – SP. A glória foi tremenda. Passado quase um ano de contemplação e esplendor, a residência dos irmãos não conseguia mais comportar o crescente número de fiéis.

Devido à vigorosa expansão, o irmão Alfredo Orlando e o Pastor Raimundo Nonato oraram e foram à procura de um salão na região central de Santo Amaro a fim de alugá-lo. Desse modo, no ano de 1951, na Zona Sul da cidade de São Paulo, no número 224 da Rua Voluntário Delmiro Sampaio, que nasceu a congregação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, ali permanecendo como sede provisória até a inauguração do primeiro templo, este localizado na Rua São Leônidas, 134.

Hoje a igreja é liderada pelo pastor Galdino Júnior e conta com mais de 300 igrejas só na capital de São Paulo e interior, tendo diversas congregações espalhadas em todo Brasil e algumas no exterior.

Este ministério vem crescendo dia após dia, pois o Senhor tem derramado graça ao pastor Galdino Júnior que mesmo sendo um jovem pastor, tem sido um excelente administrador juntamente com seu corpo de obreiros e tem alcançado um grande crescimento , tanto numérico, quanto espiritual.








Nenhum comentário:

Postar um comentário