Uma igreja para um povo feliz...

domingo, 19 de junho de 2022

O pecado de Caim

 A primeira vez que as Escrituras Sagradas fala sobre Caim foi exatamente em seu nascimento. Notemos que Eva ao dar a luz à Caim, Eva atribui ao Senhor o nascimento de seu filho primogênito.

E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem. Gênesis 4:1

Caim tinha como profissão, lavrador. Caim foi lavrador da terra. Gênesis 4:2

Após algum tempo Caim trouxe uma oferta ao Senhor. A palavra de Deus não revela exatamente quando foi este tempo, e consequentemente ele traz o fruto da terra resultado de seu trabalho e seu irmão Abel também traz o resultado de seu trabalho, pelo fato de Abel ser pastor ele traz dos primogênitos de suas ovelhas e sua gordura.

E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Gênesis 4:3,4


As oferetas dos irmãos

Uma coisa muito interessante é que ao trazerem vossas ofertas, nós iremos observar nas Escrituras que Abel e sua oferta foram aceita, e Caim e sua oferta não, mas por que isso aconteceu? 

O Senhor atentou para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou Gênesis 4:4,5

Nestes versículos nós vamos abservar algo muito importante. Observamos que Deus primeiro aprovou Abel e só depois é que sua oferta foi aceita por Deus, porém Deus reprovou primeiramente Caim e só depois que sua oferta foi recusada. Este tema foi ensinado por Jesus aos seus discípulos.

Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. Mateus 5:23,24

Na hermenêutica a principal regra de interpretação é as Escrituras traduz as Escrituras. Então, para entendermos o motivo da rejeição obrigatóriamente teremos que recorrer as Escrituras Sagradas.

Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.
Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. 1 João 3:11,12


O que fazer diante da rejeição do Senhor

Todos os que vem ao Senhor jamais é rejeitado, mas não podemos nos esquecer que o Senhor ama pecador, mas rejeita o pecado. Diante da rejeição do Senhor Caim se irou.

E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. Gênesis 4:5

Observamos que não somente a ira entou no coração de Caim, mas também isso refletiu-se também em seu semblante. Todavia o Senhor deu as instruções necessárias para que ele resolve-se a sua situação espiritual com Deus.

Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. Gênesis 4:7






                                        


Nenhum comentário:

Postar um comentário